Linkedin

Login

2020

“É preciso ter uma visão mais científica do erro”
quinta-feira, 26 novembro 2020 15:58 “É preciso ter uma visão mais científica do erro”

No âmbito da sessão “Ten Tips para reduzir o erro”, que decorreu na Semana Digestiva 2020, o Dr. Ricardo Freire, gastroenterologista no Hospital CUF Torres Vedras, abordou, em entrevista à News Farma, a questão do erro médico, do estigma que está associado à temática, bem como do facto de, hoje em dia, se “continuar a ignorar o erro”.

“Jogámos com uma boa seleção da Gastrenterologia nacional”
quinta-feira, 26 novembro 2020 14:55 “Jogámos com uma boa seleção da Gastrenterologia nacional”

“Jogámos com uma boa seleção da Gastrenterologia nacional. Tínhamos muitos outros jogadores que poderiam jogar, mas os que jogaram representaram bem”. É desta forma que o Dr. Filipe Calinas, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), avalia as preleções apresentadas no decorrer da Semana Digestiva 2020 (SD2020), que, pela primeira vez, teve lugar em ambiente digital. Em entrevista à News Farma, o responsável salienta a qualidade dos trabalhos e partilha o seu anseio de voltar “ao passado”. Veja o vídeo.

“Mostrámos que a investigação continua a ser feita”
quinta-feira, 26 novembro 2020 11:59 “Mostrámos que a investigação continua a ser feita”

“Apesar desta pandemia, mostrámos que, de facto, a investigação continua a ser feita, há outras coisas para lá da COVID-19 e, nomeadamente na área da endoscopia digestiva, continua a ser possível fazer investigação”. É assim que o Prof. Doutor Miguel Areia, presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sumariza a Semana Digestiva 2020 (SD2020), que, pela primeira vez, decorreu em formato virtual. Veja o depoimento em vídeo.

A Semana Digestiva Digital foi “uma forma de afirmação da Gastrenterologia”
quinta-feira, 26 novembro 2020 09:57 A Semana Digestiva Digital foi “uma forma de afirmação da Gastrenterologia”

“Foi uma decisão excelente termos mantido a Semana Digestiva neste formato, para mostrar que estamos aqui e que vamos lutar por um Portugal melhor nesta situação difícil”. Quem o diz é o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) e da Semana Digestiva 2020 (SD2020), que, em declarações à News Farma, fez um balanço deste novo formato virtual, assim como a sua perspetiva para o futuro. Assista ao vídeo.

“A deficiência de ferro é responsável por mais de 50% dos casos de anemia mundialmente”
sábado, 21 novembro 2020 09:52 “A deficiência de ferro é responsável por mais de 50% dos casos de anemia mundialmente”

“A anemia por deficiência de ferro é subdiagnosticada e subtratada em doentes que são hospitalizados com hemorragia digestiva, portanto é um problema que importa corrigir, porque é uma questão do quotidiano”. Quem o afirma é o Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, em entrevista à News Farma, no âmbito da sessão “O ouro vermelho – gestão da anemia na hemorragia digestiva”, a decorrer na Semana Digestiva 2020. Veja o vídeo.

Ecoendoscopia no tratamento e alívio de sintomas do cancro do pâncreas
sábado, 21 novembro 2020 09:49 Ecoendoscopia no tratamento e alívio de sintomas do cancro do pâncreas

“Interventional Endoscopy in the Management of Pancreatic Cancer” é o tema da sessão moderada pelo Dr. Ricardo Rio-Tinto, da Fundação Champalimaud e pelo Dr. Pedro Moutinho Ribeiro, do Centro Hospitalar Universitário de São João, em mais uma edição da Semana Digestiva. Em declarações à News Farma, o Dr. Pedro Moutinho Ribeiro adiantou as vantagens terapêuticas da ecoendoscopia no cancro do pâncreas, assim como os mecanismos que o tornam uma neoplasia de difícil tratamento. Veja o depoimento em vídeo.

O que 2030 vai trazer à síndrome do intestino irritável, à doença diverticular e à microbiota
sexta-feira, 20 novembro 2020 17:36 O que 2030 vai trazer à síndrome do intestino irritável, à doença diverticular e à microbiota

“Resumir uma década que ainda vai acontecer não é fácil”. No entanto, este foi o desafio que a organização da Semana Digestiva lançou à Dr.ª Teresa Freitas, gastrenterologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, quando a convidou a ser palestrante na sessão “Uma nova visão para 2030: doença diverticular, síndrome do intestino irritável e microbiota”. Veja a entrevista para saber quais as previsões para estas matérias.

A importância do “antes” na colonoscopia
sexta-feira, 20 novembro 2020 16:46 A importância do “antes” na colonoscopia

“Uma das condições para que seja realizada uma colonoscopia de qualidade é a obtenção de uma preparação intestinal adequada, para que se consigam identificar as lesões, os pólipos, e também para que o exame seja o mais completo possível”. Quem o esclarece é o Dr. Bruno Rosa, gastrenterologista do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, em entrevista à News Farma no âmbito da sessão “Para uma excelente colonoscopia: o antes, o durante e o depois”, que se insere no programa da Semana Digestiva 2020. Assista ao vídeo completo.

“A comunicação bidirecional entre o cérebro e o intestino é cada vez mais valorizada”
sexta-feira, 20 novembro 2020 16:31 “A comunicação bidirecional entre o cérebro e o intestino é cada vez mais valorizada”

No âmbito da mesa redonda que tem como tema os “Hot-topics na Neurogastrenteroliga”, o Dr. Eduardo Pires, gastrenterologista do Hospital da Luz, em entrevista à News Farma, mencionou que a questão da manipulação do microbioma é um dos assuntos que tem vindo a ganhar maior destaque dentro da comunidade científica, “por ser transversal a várias doenças gastrointestinais e não só aos distúrbios de comunicação eixo “cérebro-intestino”. Veja a entrevista completa.

Novas guidelines da EASL “simplificam e clarificam as melhores estratégias” no tratamento da hepatite C
sexta-feira, 20 novembro 2020 16:26 Novas guidelines da EASL “simplificam e clarificam as melhores estratégias” no tratamento da hepatite C

Gastrenterologista no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria e vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG), a Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto marcou presença na Semana Digestiva 2020 (SD2020) com a moderação da conferência sobre as mais recentes guidelines da European Association for the Study of the Liver (EASL) quanto ao tratamento da hepatite C, apresentadas pelo Prof. Doutor Jean-Michel Pawlotsky, diretor do National Reference Center for Viral Hepatitis B, C and Delta e do Department of Virology do Hôpital Henri-Mondor, França. 

Os avanços tecnológicos alteraram “radicalmente a nossa abordagem do intestino delgado”
sexta-feira, 20 novembro 2020 14:32 Os avanços tecnológicos alteraram “radicalmente a nossa abordagem do intestino delgado”

Começou hoje, dia 20 de novembro, aquele que é o maior evento a nível nacional na área da Gastrenterologia, a Semana Digestiva 2020 (SD2020), este ano em formato virtual. Em conversa com a News Farma, o Dr. Rolando Pinho, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, adiantou as vantagens e os desafios que os avanços tecnológicos proporcionaram na abordagem à endoscopia do intestino delgado, em antecipação à mesa redonda “Endoscopia do intestino delgado – Otimização da tecnologia atual e novos avanços tecnológicos”, que irá moderar com a Dr.ª Cristina Chagas, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).

Boas Vindas
quinta-feira, 19 novembro 2020 15:38 Boas Vindas

Caros Colegas e Amigos,

Semana Digestiva 2020: “A atividade que nós temos é classificada como utilidade pública”
terça-feira, 17 novembro 2020 16:42 Semana Digestiva 2020: “A atividade que nós temos é classificada como utilidade pública”

A poucos dias do começo da Semana Digestiva 2020, este ano em formato digital, o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Prof. Doutor Rui Tato Marinho, deixa uma mensagem de boas-vindas ao evento, convidando todos a assistir a esta atividade “de utilidade pública”.

Semana Digestiva Digital 2020: conheça o programa
quinta-feira, 12 novembro 2020 11:38 Semana Digestiva Digital 2020: conheça o programa

Nos dias 20 e 21 de novembro vai realizar-se aquele que é o maior evento a nível nacional na área da Gastrenterologia, a Semana Digestiva 2020 (SD2020), este ano em formato virtual. Saiba quais foram os temas escolhidos para a edição 2020.

Participação da APEF na Semana Digestiva: “Programa cientificamente interessante e atual”
quinta-feira, 12 novembro 2020 11:29 Participação da APEF na Semana Digestiva: “Programa cientificamente interessante e atual”

É já nos próximos dias 20 e 21 de novembro que se realiza a Semana Digestiva Digital 2020, “modelo possível para garantir a segurança de todos”, afirma o Dr. Filipe Calinas, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), a propósito da mudança de formato para a realização da reunião, atendendo ao período pandémico que o mundo atravessa atualmente. Em entrevista à News Farma, o especialista apontou os temas escolhidos associados às doenças do fígado. Assista ao depoimento em vídeo.

GastroDigest: a sessão que dá início à Semana Digestiva
quinta-feira, 12 novembro 2020 10:49 GastroDigest: a sessão que dá início à Semana Digestiva

No próximo dia 20 de novembro inicia-se a Semana Digestiva 2020 (SD2020), este ano em formato virtual, que abre logo pela manhã com a sessão “GastroDigest”.