SPGspeAPEF

Newsletter

Uma palavra de boas-vindas

  • A Semana Digestiva 2017 (SD 2017) vai ter lugar de 7 a 10 de junho de 2017 no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.
  • Sendo o grande fórum da Gastrenterologia portuguesa, é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e as Secções Especializadas da SPG (Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva, Clube Português do Pâncreas, Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado e Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia).
  • Alguns dos temas abordar no Programa da SD 2017 - sob forma de mesas redondas e conferências - serão, entre outros, os tumores digestivos (“the BIG five”), a hipertensão portal de causa não cirrótica, as vantagens associadas ao tratamento das doenças hepáticas, a doença inflamatória intestinal, a doença de refluxo e a abordagem do nódulo sólido do pâncreas. Existirão ainda sessões dedicadas às publicações da Gastrenterologia portuguesa no estrangeiro, às experiências de formação e trabalho de colegas em centros de outros países e ao GE – Jornal Português de Gastrenterologia.
  • A produção científica dos Serviços será apresentada em sessões de comunicações orais, sob a forma de posters e de instantâneos endoscópicos. Existirão ainda sessões interativas de discussão de um número reduzido de casos clínicos.
  • O Curso Pós-Graduado será organizado este ano pela SPED e dedicado ao tema da Imagem em Endoscopia. • Esperamos contar com a presença de cerca de 600 congressistas, várias empresas da indústria farmacêutica ou de dispositivos médicos.
  • Terá também lugar a reunião anual da “Associação Portuguesa de Enfermeiros de Endoscopia e Gastrenterologia – APEEGAST e um Curso de Atualização para Médicos da Medicina Geral e Familiar (GastroDigest – MGF 2017).
  • Contamos com a presença de alguns colegas estrangeiros em representação, nomeadamente, da Federação Brasileira de Gastrenterologia, United European of Gastrenterology e Sociedade Espanhola de Patologia Digestiva.
  • A informação sobre a Semana Digestiva 2017 será objeto de atualização permanente através do site www.semanadigestiva.pt, criado especificamente para o efeito, que se pretende inovador e veículo eficaz de comunicação com a comunidade da gastrenterologia portuguesa. Esteja atento às novidades.
  • A Semana Digestiva 2017 será uma excelente oportunidade para atualização científica e network profissional e pessoal.
  • Sejam muito bem-vindos à inovação nas doenças do aparelho digestivo, em junho de 2017, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.



Rui Tato Marinho

António Dias Ferreira

Filipe Calinas

Agenda

mar26
Deadline para submissão de resumos científicos
abr28
Comunicação dos trabalhos aceites
mai31
Deadline para as inscrições online
jun07
Início da Semana Digestiva 2017

Programa Semana Digestiva 2017