SPGspeAPEF

Login

Newsletter
captcha 

Notícias

Semana Digestiva 2019 conta com “tópicos aliciantes na área das doenças hepatobiliares”
quarta, 10 abril 2019 12:57 Semana Digestiva 2019 conta com “tópicos aliciantes na área das doenças hepatobiliares”

A Semana Digestiva é “uma coorganização entre a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)”. À APEF foi atribuída a “responsabilidade de elaborar o programa hepatológico”, que “conta com tópicos bastante aliciantes na área das doenças hepatobiliares”, conforme explica em vídeo a Prof.ª Doutora Adélia Simão. 

Ressecção cirúrgica ou transplantação hepática: tratamento do carcinoma hepatocelular em destaque na SD2019
quarta, 10 abril 2019 12:52 Ressecção cirúrgica ou transplantação hepática: tratamento do carcinoma hepatocelular em destaque na SD2019

“Tratamento do carcinoma hepatocelular” é o tema de uma das sessões previstas no programa da Semana Digestiva 2019, cuja moderação está a cargo do Prof. Doutor Armando Carvalho. O especialista sublinha a importância da “discussão entre ressecção cirúrgica e transplantação hepática”, sendo “duas excelentes opções para determinados tipos de carcinoma ainda em fase inicial”. Assista ao vídeo. 

Influência do consumo de álcool no desenvolvimento de doenças hepáticas em foco
quarta, 10 abril 2019 12:44 Influência do consumo de álcool no desenvolvimento de doenças hepáticas em foco

A doença hepática “está no topo das causas de morte” em Portugal. Um fator que lhe surge muitas vezes associado é o consumo de álcool, responsável, até, pelo desenvolvimento de cancro. As palavras são do Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que afirma ser urgente “lutar contra este hábito cultural”, sendo a Semana Digestiva 2019 o momento ideal. Assista ao vídeo da entrevista.

“Programa vasto e interessante” da Semana Digestiva 2019 visa a partilha de conhecimentos entre especialistas
quarta, 10 abril 2019 12:40 “Programa vasto e interessante” da Semana Digestiva 2019 visa a partilha de conhecimentos entre especialistas

A edição deste ano da Semana Digestiva 2019 conta com um “programa vasto e interessante”, que traz para discussão as novidades registadas na área, promovendo a partilha de conhecimentos e experiência entre os especialistas de Gastrenterologia. De acordo com a Dr.ª Sandra Lopes, um dos temas a destacar diz respeito às “questões médico-legais associadas à execução de endoscopia digestiva”. Assista ao vídeo da entrevista à especialista, que integra a comissão organizadora do evento.

"Mudança do figurino da reunião" visa tornar a Semana Digestiva 2019 "mais atrativa"
segunda, 11 março 2019 18:11 "Mudança do figurino da reunião" visa tornar a Semana Digestiva 2019 "mais atrativa"

Com um programa científico desenvolvido a pensar em “gastrenterologistas e outros médicos interessadas”, a Semana Digestiva 2019 vai abordar diversos temas dentro da temática, ao longo de diferentes modalidades de sessões. De acordo com o presidente do evento, Prof. Doutor Luís Tomé, este ano vai ser “mudado o figurino da reunião”, por forma a “torná-la mais atrativa”. Em entrevista ao My Gastrenterologia, o especialista enumerou algumas das novidades que os participantes podem esperar. Assista ao vídeo.

Semana Digestiva 2019 premeia trabalho "no âmbito da deficiência de ferro associada à patologia digestiva"
quinta, 28 fevereiro 2019 11:40 Semana Digestiva 2019 premeia trabalho "no âmbito da deficiência de ferro associada à patologia digestiva"

Para além dos prémios ditos tradicionais, a Semana Digestiva 2019 vai atribuir o Prémio Melhor Trabalho Anemia e Deficiência de Ferro, “instituído pela indústria, no âmbito dos casos de anemia por deficiência de ferro que estão associados à patologia digestiva”. De acordo com o Prof. Doutor Luís Tomé, este é um assunto “sobre o qual é importante discutir”. O prazo para submissão de trabalhos termina no próximo dia 11 de março. Assista ao vídeo da entrevista.

Humanizámos, desafiámos... cumprimos!
quarta, 27 junho 2018 18:46 Humanizámos, desafiámos... cumprimos!

Condensar quatro dias de intensa partilha de conhecimentos e experiências em vídeo é sempre um desafio. Agora que a Semana Digestiva 2018 chegou ao fim, reviva alguns dos melhores momentos decorridos no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

Melhores trabalhos premiados no encerramento da Semana Digestiva 2018
quarta, 27 junho 2018 17:33 Melhores trabalhos premiados no encerramento da Semana Digestiva 2018

Na sessão de encerramento da Semana Digestiva 2018, coube ao Prof. Doutor Guilherme Macedo anunciar os autores e trabalhos vencedoras das bolsas e prémios desta edição do congresso, apoiados pela SPG e seus grupos de estudo, SPED e APEF, bem como pela indústria farmacêutica. O momento da entrega do diploma e reconhecimento entre todos os especialistas foi captado pela lente da News Farma. Veja a fotogaleria.

"O lema da Semana Digestiva 2018 foi felizmente concretizado"
quarta, 27 junho 2018 16:39 "O lema da Semana Digestiva 2018 foi felizmente concretizado"

Na despedida da Semana Digestiva 2018, o Prof. Doutor Guilherme Macedo garante que o sentimento que prevalece é de "plenitude" pelos objetivos alcançados. Em entrevista à News Farma, o especialista comenta os recordes alcançados nesta edição da reunião magna da Gastrenterologia, afirmando que o lema escolhido "foi, felizmente, concretizado".

Semana Digestiva 2019: testemunho passado ao Prof. Doutor Luís Tomé
quarta, 27 junho 2018 16:17 Semana Digestiva 2019: testemunho passado ao Prof. Doutor Luís Tomé

A próxima edição da Semana Digestiva será presidida pelo Prof. Doutor Luís Tomé. Como avança o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), o encontro será organizado pelos serviços de Gastrenterologia da região centro e irá decorrer entre 29 de maio a 1 de junho de 2019, no Marina Hotel Vilamoura.

Após quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia", fica o orgulho no trabalho realizado
quarta, 27 junho 2018 16:07 Após quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia", fica o orgulho no trabalho realizado

Depois de quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia" na Semana Digestiva 2018, fica o orgulho no bom trabalho realizado. A opinião é do presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), Prof. Doutor Mário Dinis-Ribeiro, que elogia o desempenho da comissão organizadora do encontro, presidida pelo Prof. Doutor Guilherme Macedo. Veja o vídeo da entrevista.

Interesse e originalidade das sessões marcam Semana Digestiva 2018
quarta, 27 junho 2018 16:03 Interesse e originalidade das sessões marcam Semana Digestiva 2018

Durante quatro dias, a cidade do Porto foi palco da Semana Digestiva 2018. Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Prof. Doutor Luís Tomé, este encontro ficou marcado por um programa científico com um grande nível de interesse e originalidade, que abordou os temas mais importantes da Gastrenterologia. Em entrevista, o especialista faz um balanço dos grandes assuntos discutidos na reunião.

Sucesso da colonoscopia está dependente da adesão do doente à fase de preparação
quarta, 27 junho 2018 15:51 Sucesso da colonoscopia está dependente da adesão do doente à fase de preparação

“A adesão do doente é um aspeto completamente fundamental em todas as estratégias de preparação do cólon para a colonoscopia”. Quem o afirma é o Dr. Bruno Rosa, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães. De acordo com o especialista, é importante garantir que todo o procedimento da preparação intestinal é percebido na íntegra, de forma a garantir o sucesso da colonoscopia. Assista ao vídeo.

Falência intestinal crónica: uma nova era terapêutica da síndrome do intestino curto
quarta, 27 junho 2018 15:15 Falência intestinal crónica: uma nova era terapêutica da síndrome do intestino curto

A falência intestinal crónica trata-se de uma condição em que “o sistema digestivo é incapaz de absorver os nutrientes e a água em quantidades suficientes”, pelo que estes componentes “têm de ser administrados aos doentes por via parentérica”. As palavras são do Prof. Doutor Jorge Fonseca, do Hospital Garcia de Orta, que explica, em entrevista à News Farma, que a síndrome do intestino curto é a causa mais frequente de falência intestinal crónica, “o que significa que estes doentes não vão recuperar espontaneamente a absorção”. Assista ao vídeo da entrevista.

Distúrbios do pavimento pélvico em discussão multidisciplinar
sábado, 23 junho 2018 13:11 Distúrbios do pavimento pélvico em discussão multidisciplinar

O último dia da Semana Digestiva 2018 iniciou com uma sessão subordinada aos "Distúrbios do pavimento pélvico", que contou com a presidência do Prof. Doutor F. Castro Poças. Em entrevista à News Farma, o especialista do Centro Hospitalar do Porto refere que esta "é uma patologia de várias especialidades e nós, gastrenterologistas, temos um papel fundamental" na sua abordagem. Veja o vídeo.

Cirrose hepática e anemia: compreender e tratar
sábado, 23 junho 2018 12:59 Cirrose hepática e anemia: compreender e tratar

"Atualizações em cirrose hepática" foi o tema da mesa redonda decorrida na tarde do dia 22 de junho e que contou com a presidência do Prof. Doutor Armando Carvalho. Entre os assuntos em discussão, a Prof.ª Doutora Isabel Pedroto incidiu sobre como "Compreender e tratar a anemia num cirrótico". A diretora do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António resumiu à News Farma as principais mensagens.

Programa Semana Digestiva 2019

Programa provisório, sessões e horários podem sofrer alterações