Linkedin

Login

2018

Humanizámos, desafiámos... cumprimos!
quarta-feira, 27 junho 2018 18:46 Humanizámos, desafiámos... cumprimos!

Condensar quatro dias de intensa partilha de conhecimentos e experiências em vídeo é sempre um desafio. Agora que a Semana Digestiva 2018 chegou ao fim, reviva alguns dos melhores momentos decorridos no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

Melhores trabalhos premiados no encerramento da Semana Digestiva 2018
quarta-feira, 27 junho 2018 17:33 Melhores trabalhos premiados no encerramento da Semana Digestiva 2018

Na sessão de encerramento da Semana Digestiva 2018, coube ao Prof. Doutor Guilherme Macedo anunciar os autores e trabalhos vencedoras das bolsas e prémios desta edição do congresso, apoiados pela SPG e seus grupos de estudo, SPED e APEF, bem como pela indústria farmacêutica. O momento da entrega do diploma e reconhecimento entre todos os especialistas foi captado pela lente da News Farma. Veja a fotogaleria.

"O lema da Semana Digestiva 2018 foi felizmente concretizado"
quarta-feira, 27 junho 2018 16:39 "O lema da Semana Digestiva 2018 foi felizmente concretizado"

Na despedida da Semana Digestiva 2018, o Prof. Doutor Guilherme Macedo garante que o sentimento que prevalece é de "plenitude" pelos objetivos alcançados. Em entrevista à News Farma, o especialista comenta os recordes alcançados nesta edição da reunião magna da Gastrenterologia, afirmando que o lema escolhido "foi, felizmente, concretizado".

Semana Digestiva 2019: testemunho passado ao Prof. Doutor Luís Tomé
quarta-feira, 27 junho 2018 16:17 Semana Digestiva 2019: testemunho passado ao Prof. Doutor Luís Tomé

A próxima edição da Semana Digestiva será presidida pelo Prof. Doutor Luís Tomé. Como avança o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), o encontro será organizado pelos serviços de Gastrenterologia da região centro e irá decorrer entre 29 de maio a 1 de junho de 2019, no Marina Hotel Vilamoura.

Após quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia", fica o orgulho no trabalho realizado
quarta-feira, 27 junho 2018 16:07 Após quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia", fica o orgulho no trabalho realizado

Depois de quatro dias de "momentos felizes da Gastrenterologia" na Semana Digestiva 2018, fica o orgulho no bom trabalho realizado. A opinião é do presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), Prof. Doutor Mário Dinis-Ribeiro, que elogia o desempenho da comissão organizadora do encontro, presidida pelo Prof. Doutor Guilherme Macedo. Veja o vídeo da entrevista.

Interesse e originalidade das sessões marcam Semana Digestiva 2018
quarta-feira, 27 junho 2018 16:03 Interesse e originalidade das sessões marcam Semana Digestiva 2018

Durante quatro dias, a cidade do Porto foi palco da Semana Digestiva 2018. Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Prof. Doutor Luís Tomé, este encontro ficou marcado por um programa científico com um grande nível de interesse e originalidade, que abordou os temas mais importantes da Gastrenterologia. Em entrevista, o especialista faz um balanço dos grandes assuntos discutidos na reunião.

Sucesso da colonoscopia está dependente da adesão do doente à fase de preparação
quarta-feira, 27 junho 2018 15:51 Sucesso da colonoscopia está dependente da adesão do doente à fase de preparação

“A adesão do doente é um aspeto completamente fundamental em todas as estratégias de preparação do cólon para a colonoscopia”. Quem o afirma é o Dr. Bruno Rosa, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães. De acordo com o especialista, é importante garantir que todo o procedimento da preparação intestinal é percebido na íntegra, de forma a garantir o sucesso da colonoscopia. Assista ao vídeo.

Distúrbios do pavimento pélvico em discussão multidisciplinar
sábado, 23 junho 2018 13:11 Distúrbios do pavimento pélvico em discussão multidisciplinar

O último dia da Semana Digestiva 2018 iniciou com uma sessão subordinada aos "Distúrbios do pavimento pélvico", que contou com a presidência do Prof. Doutor F. Castro Poças. Em entrevista à News Farma, o especialista do Centro Hospitalar do Porto refere que esta "é uma patologia de várias especialidades e nós, gastrenterologistas, temos um papel fundamental" na sua abordagem. Veja o vídeo.

Cirrose hepática e anemia: compreender e tratar
sábado, 23 junho 2018 12:59 Cirrose hepática e anemia: compreender e tratar

"Atualizações em cirrose hepática" foi o tema da mesa redonda decorrida na tarde do dia 22 de junho e que contou com a presidência do Prof. Doutor Armando Carvalho. Entre os assuntos em discussão, a Prof.ª Doutora Isabel Pedroto incidiu sobre como "Compreender e tratar a anemia num cirrótico". A diretora do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António resumiu à News Farma as principais mensagens.

Diabetes e cancro do pâncreas
sábado, 23 junho 2018 12:26 Diabetes e cancro do pâncreas

"Late onset diabetes - a red flag for pancreatic cancer" foi o tema que o Dr. Lásló Czakó trouxe à Semana Digestiva 2018, apresentado durante a sessão que decorreu na manhã do dia 22 de junho, dedicada ao cancro do pâncreas. O especialista conversou com a News Farma no final da sessão. Veja o vídeo.

Preparação intestinal para colonoscopia: a tónica nos doentes
sábado, 23 junho 2018 10:40 Preparação intestinal para colonoscopia: a tónica nos doentes

Professor na University of South Alabama, nos Estados Unidos da América, o Dr. Jack Di Palma constituiu o painel de especialistas da sessão "Optimização da colonoscopia de rastreio", decorrida no terceiro dia da Semana Digestiva 2018. Em declarações à News Farma, o especialista sintetizou as ideias-chave da sua apresentação, intitulada "Is the perfect bowel prep coming to town?".

Pancreatite crónica: informações e recomendações sobre a doença reunidas em documento
sábado, 23 junho 2018 10:19 Pancreatite crónica: informações e recomendações sobre a doença reunidas em documento

A pancreatite crónica é uma entidade prevalente mas difícil de diagnosticar, dada a sua sintomatologia pouco específica. O Clube Português do Pâncreas (CPP) reuniu um conjunto de gastrenterologistas para organizar e sistematizar toda a informação disponível sobre esta doença, útil para colegas da especialidade e também para Medicina Geral e Familiar. A Dr.ª Ana Caldeira é uma das autoras desta iniciativa e partilha com a News Farma as suas mais-valias. Veja o vídeo.

Semana Digestiva 2018 dá espaço à discussão viva e apaixonada da atualidade em Gastrenterologia
sexta-feira, 22 junho 2018 19:53 Semana Digestiva 2018 dá espaço à discussão viva e apaixonada da atualidade em Gastrenterologia

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto tem acolhido entre as suas paredes centenas de especialistas e outros congressistas ligados à área das doenças do foro digestivo, que não desperdiçam a oportunidade de obter, em primeira mão e de uma forma viva e apaixonada, as últimas novidades da especialidade, dos serviços de Gastrenterologia de todo o país e da vivência clínica de cada um dos que dedicam a sua vida a esta área da Medicina. Na reta final da Semana Digestiva 2018, ficam os registos fotográficos para memória da edição que pretendeu humanizar competências e desafiar os limites.

Clube Português do Pâncreas apresenta novo espaço na Internet
sexta-feira, 22 junho 2018 19:44 Clube Português do Pâncreas apresenta novo espaço na Internet

O Clube Português do Pâncreas (CPP) encontrou na Semana Digestiva 2018 o palco ideal para a apresentação do seu novo website, a concretização de um dos objetivos propostos pela atual direção. O presidente do CPP, Dr. Pedro Moutinho Ribeiro, e o editor-chefe do novo website, Dr. Ricardo Rio-Tinto, fazem uma apresentação deste novo espaço na Internet que pretendem que seja um ponto de encontro entre profissionais de saúde e doentes.

Guidelines sobre lesões císticas: adotar ou adaptar?
sexta-feira, 22 junho 2018 18:48 Guidelines sobre lesões císticas: adotar ou adaptar?

O Dr. Filipe Vilas-Boas, do serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar São João, foi um dos palestrantes da sessão "Controvérsias na Pancreatologia moderna", apresentando aos especialistas presentes o tema "Guidelines sobre lesões císticas: úteis para adotar ou adaptar?". Entrevistado pela News Farma, o gastrenterologista faz um resumo do que se deve ter em conta perante este tipo de patologia.

Easy4Colon: uma estratégia para simplificar e garantir a preparação intestinal para colonoscopia
sexta-feira, 22 junho 2018 18:19 Easy4Colon: uma estratégia para simplificar e garantir a preparação intestinal para colonoscopia

A preparação intestinal é um fator determinante para o sucesso da colonoscopia, pelo que o cumprimento de todo o protocolo de preparação depende da comunicação entre o médico e o doente e, posteriormente, da assimilação e execução de todos os passos necessários. A Easy4Colon é uma plataforma desenvolvida pela Jaba Recordati para facilitar este momento anterior à colonoscopia, enviando alertas organizados e sucessivos para os telemóveis dos doentes. A News Farma recolheu opiniões de profissionais de saúde que conhecem e aconselham a utilização deste sistema. Veja os vídeos.