“É um desafio importante e que eu respeito muito”. As palavras são da Dr.ª Ana Caldeira, em entrevista à News Farma, sobre a presidência que assume agora no Clube Português do Pâncreas (CPP). A especialista explicou os principais objetivos que a nova direção pretende atingir. Assista ao vídeo.
Foram centenas os profissionais de Saúde que rumaram ao Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, durante quatro dias de partilha pelos novos paradigmas da Gastrenterologia. A edição de 2019 fica marcada pela interatividade e dinamismo conseguidos entre palestrantes, moderadores e, acima de tudo, participantes. A News Farma preparou os melhores momentos deste evento em vídeo.
No âmbito da Semana Digestiva 2019, a Takeda promoveu, no segundo dia, uma sessão dedicada à “Inovação terapêutica na síndrome do intestino curto”. Esta sessão, presidida pela Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto, contou com a participação do Prof. Doutor Jorge Fonseca, Dr. António Oliveira e da Dr.ª Beatriz Costa que, em entrevista à News Farma, resumiram as suas comunicações. Assista às entrevistas em vídeo.
“Preparação colonoscopia” é o título do livro das receitas que devem ser seguidas dias antes da realização de uma colonoscopia. As ementas, explicadas ingrediente por ingrediente, vão desde o pequeno-almoço até aos pratos principais sem esquecer as sobremesas, “cozinhadas” para todos os paladares. Em vídeo, o Dr. Bruno Rosa, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, sintetiza a importância da dieta para a realização de uma boa preparação intestinal.
“É com grande honra, orgulho e, acima de tudo, responsabilidade” que o Prof. Doutor Miguel Areia assume a presidência da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED). Em entrevista à News Farma, o também investigador no iGO: Avaliação de Tecnologias em Oncologia Gastrointestinal, no Porto, esclarece os objetivos que pretende atingir na sociedade científica. Assista ao vídeo da entrevista.
O Dr. Filipe Calinas assumiu a presidência da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), para o triénio 2019-2021, no passado mês de março. Em entrevista à News Farma, o especialista revela os “três pilares” que pretende juntar na sociedade científica, que agora lidera. Assista ao vídeo.
“Doença inflamatória do intestino (DII): novos tratamentos, novas estratégias” foi o tema da sessão que colocou a doença de Crohn e a colite ulcerosa em debate e cuja moderação ficou a cargo do Dr. Luís Correia, presidente do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII).
Desafiado a comentar os pontos altos da edição de 2019, o Prof. Doutor José Cotter afirmou que a Semana Digestiva “continua a ser a maior reunião da especialidade”, capaz de “demonstrar que a Gastrenterologia é uma enorme especialidade médica”. O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, fez um resumo em vídeo dos temas que marcaram este congresso.
A Semana Digestiva 2019 chega hoje ao fim, depois de quatro dias de partilha dos novos paradigmas da Gastrenterologia. O encontro, além de ter apostado num programa científico diferente, com temas “esquecidos noutras reuniões”, conseguiu dar palco aos médicos mais jovens. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Luís Tomé, presidente do encontro, comenta os fatores que colocam edição de 2019 no campo do sucesso.
O papel da colonoscopia no rastreio do cancro do cólon e reto foi o ponto de partida da sessão “Update da Indústria”, palestrada pela Enf.ª Emanuela Andrade. Em entrevista à News Farma, a enfermeira da Clínica Radelfe, em Paços de Ferreira, partilha os dados de um “estudo de preparação com picossulfato de sódio e citrato de magnésio”, no qual se atingiram “boas taxas de tolerância, eficácia e segurança”. Veja o vídeo.
“O aumento do rastreio e do diagnóstico da hepatite C é uma necessidade urgente". O alerta foi dado pela Dr.ª Mónica Sousa, numa sessão dedicada às hepatites, decorrida na Semana Digestiva 2019. Segundo a médica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a hepatite C “pode não representar um problema agora, mas será, com toda a certeza, daqui a 10 ou 20 anos”. Em entrevista à News Farma, a especialista sintetizou em vídeo as principais mensagens da sua apresentação.
"O fármaco vedolizumab deve ser a primeira linha de ação no tratamento da doença inflamatória intestinal (DII)", constataram o Dr. Luís Correia, presidente do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), e o Prof. Doutor Fernando Magro, na sessão “Mudando o curso da DII. Primeira linha, primeira escolha", no âmbito da Semana Digestiva 2019. Em entrevista à News Farma, os especialistas comentam a "eficácia" do fármaco na prática clínica da doença de Crohn e da colite ulcerosa. Assista ao vídeo.
O Dr. Jaime Ramos, especialista do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), abordou durante a Semana Digestiva 2019 os “Avanços no tratamento da doença de Crohn perianal”, um envolvimento “frequente e de mau prognóstico, que devemos tratar precoce e adequadamente”. Em entrevista à News Farma, o especialista resumiu os principais tópicos da sua palestra. Assista ao vídeo.
O Prof. Doutor José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, revelou estar “satisfeito” pela “dinâmica e qualidade” das sete comunicações, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, apresentadas na Digestive Diasease Week 2019, nos Estados Unidos, e das 20 comunicações na Semana Digestiva 2019, na qual cinco sob a forma de comunicação oral e as restantes por forma de poster.
Na doença de Crohn a avaliação do intestino delgado é uma componente essencial para um correto estadiamento da patologia. Por isso, a Dr.ª Sofia Xavier, do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, avaliou os resultados da utilização da enteroscopia por cápsula e da enterografia por ressonância magnética, num intervalo máximo de três meses entre os dois procedimentos.